Percurso no Centro Histórico



Fique a conhecer Évora e a sua riqueza histórica e cultural com um verdadeiro local! Neste percurso, poderá visitar locais como a Igreja de S. Francisco, a Capela dos Ossos, a Praça do Giraldo, os Banhos Romanos, o Templo Romano, a Sé Catedral, as Portas de Moura e d’Aviz e ainda o Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora). Passeie ainda pelas ruas estreitas e tortuosas da Mouraria e da Judiaria, locais obrigatórios para explorar na cidade Património Mundial.

Percurso pela Évora pré-histórica



O Alentejo, e mais precisamente a região de Évora, é especialmente rica em recintos megalíticos. Além do Cromeleque dos Almendres, o maior recinto megalítico da Península Ibérica, existem centenas de antas e menires solitários conhecidos desde a Idade Média. Na Gruta do Escoural, podem encontrar-se os únicos vestígios de arte rupestre do Paleolítico Superior em Portugal.
Já a Anta Grande do Zambujeiro, perto de Valverde, trata-se de um monumento funerário coletivo, enquanto a Anta do Livramento ou Anta de São Brissos foi transformada em capela no século XVII. Outro recinto megalítico é o de Vale Maria do Meio, composto por cerca de três dezenas de menires que formam uma espécie de ferradura, alinhada com os astros.
Oferecemos um percurso desenhado para visitar alguns destes importantes monumentos na companhia do vosso anfitrião, Ricardo.

Percurso dos Castelos



Ao longo da paisagem alentejana, erguem-se diversas fortificações que defenderam o território de possíveis invasores durante séculos. Venha conhecer esta fantástica paisagem através dos castelos do Alentejo, nomeadamente os castelos de Arraiolos, Evoramente, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.

Outras atividades recomendadas:




– Trekking e percursos pedestres;

– Passeio pelo Aqueduto da Água de Prata;

– Passeio de balão;

– Skydiving;

– Provas de vinhos/azeite.